A apologética cristã se inicia na pessoa de Jesus, que defendia seu ministério ante a implacável perseguição farisaica, cujos líderes eram tratados de forma privilegiada pelas autoridades romanas, como forma de dominação pacífica da província da Galileia.
A maneira simples, contundente e verdadeira como Jesus levava sua palavra a população cativa e sem esperança daqueles dias ameaçava não apenas o status religioso mas também político dos líderes fariseus, que viam a fragilidade dos fundamentos de sua religiosidade, que tinha mais abundância de elementos visuais e superficiais do que espirituais, que pudessem alimentar a alma e o intelecto.
Diante da impossibilidade de desmentir a Cristo, ante aos inúmeros sinais e milagres, não havia outra forma de evitar a propagação de seus ensinamentos a não ser eliminando-O e assim fizeram, com a anuência do governador romano Poncio Pilatus.
Mas ao contrário do que imaginavam, Sua morte, ao invés de eliminar a propagação do Evangelho, acabou por fomentar ainda mais a fé cristã, haja visto que após sua morte, Jesus ressuscitou e voltou a ministrar a seus discípulos, ensinando-os sobre a unção e responsabilidade que lhes cabia na construção da Nova Igreja que surgia.
Os apóstolos de Cristo foram seus principais apologistas, tendo estes recebido a promessa do derramamento do Espírito Santo, que ocorreu em na festa de Pentecostes.
O Apóstolo Paulo, apesar de não ter andado com Jesus, mas tendo a impressionante experiência de vê-lo glorificado a caminho de Damasco, quando ainda se chamava Saulo e era um fariseu ferrenho perseguidor de cristãos, tornou-se um dos mais brilhantes e ardorosos defensores da fé cristã, no primeiro século depois do surgimento do messias.
No século seguinte, com a propagação do Evangelho, novos apologistas surgiam ao redor da Galileia, conforme informado na Bíblia "Defesa da fé Cristã", tais como:
- Apóstolo Paulo - Sermão no Areópago - 54
- Apóstolo Lucas - Atos dos Apóstolos - 60-65
- Justino, o mártir - 1ª e 2ª Apologia - 110-165
- Irineu - Contra as heresias - 120-202
- Aristides - Apologia - 125
- Quadratus - Apologia de Hadrian - 125
- Tertuliano - Apologia - 145-220
- Clemente de Alexandria - Protrepticus - 153-217
- Atenágoras - Súplica para os cristãos - 177
- Orígenes - Contra Celsum - 184-254
- Cipriano - Testemunhos - 200-258
- Minucio Felix - Otávio - 210
- Lactâncio - Instituições divinas - 260-330
- Euzébio de Cesareia - As provas do Evangelho - 263-339
- Atanásio de Alexandria - Encarnação do Verbo de Deus - 295-373
- João Crisóstomo - Escritos, sermões e cartas - 347-407
- Agostinho - Cidade de Deus - 354-430
- Teodoreto de Ciro - A verdade do Evangelho e a filosofia grega -384-457
- Boécio - Interpretação e tradução de Platão e
Aristóteles - 480-525
Idade Média - 500 a 1500
- João de Damasceno - A fonte do conhecimento - 674-750
- Theodore Abu Qurrah - Deus e a veracidade da religião - 740-820
- 'Abd Al-Masih Al-Kindi - Apologia - 900
- Anselmo - Monologium, Prosologium e Porque Deus
fez o homem? - 1033-1109
-Pedro Abelardo - Diálogo entre a filosofia, os judeus e o cristianismo - 1079-1142
- Pedro, o Venerável - De miraculus libri duo O livro das maravilhas
- Lettre au reclus
- Adversus judaeorum inveteratam duritiem - 1094-1156
- Contra Petrobrusianos hereticos
- Liber contra sectam sive haeresim Sarracenorum
- Summa totius haeresis Saracenorum
- Rithmus in laude salvatoris
- Boaventura - Opera Omnia - 1221-1274
- Tomás de Aquino - Contra os gentios, Suma Teológica - 1225-1274
- John Duns Scotus - Opus Oxioniense e Quaestiones de Metaphysica - 1266-1308
- Nicholas of Cusa - Investigações sobre o Alcorão - 1401-1464
- Dionísio de Cartusiano - Contra os enganos de Muhammad - 1402-1471
- Marsilio Ficino - Sobre ma religião cristã - 1433-1499
- Raimundo de Sabunde - Livro das Criaturas (Teologia Natural) - 1436
Reforma - Renascimento - Iluminismo - 1500 a 1750
- Martinho Lutero - As 95 teses -1483-1546
- Os judeus e suas mentiras
- Calvino - Institutas da Religião Cristã -1509-1564
- Philippe de Mornay - Sobre a verdade da Religião Cristã -1549-1623
- Hugo Grotius - A verdade da Religião Cristã -1583-1645
- René Descartes - Meditações -1596-1650
- Blaise Pascal - Pensamentos -1623-1662
- Robert Boyle - O Cristão Virtuoso -1627-1691
- John Ray - A Sabedoria de Deus na Criação -1627-1705
- John Locke - O caráter razoável da Cristandade conforme
as Escrituras -1632-1704
- Samuel Clarke - As obrigações inalteráveis da religião e a
verdade e certeza da Revelação Cristã -1675-1729
- Bispo George Berkeley - O filósofo minucioso -1685-1753
- Claude François Alexandre
Houtteville - A religião Cristã provada por fatos -1696-1742
- Joseph Butler - A analogia da religião natural e revelada, e
a constituição e curso da natureza -1692-1752
- Thomas Reid - Inquérito da mente humana -1710-1796
- Nicolas Sylvestre Berger - A certeza das provas do Cristianismo -1718-1790
- William Paley - Teologia natural e as evidências do Cristanismo -1743-1805
-Joseph de Maistre - Diálogos de São Petersburgo -1753-1821
- Bruno Lieberman - Instituições teológicas -1759-1844
- François René de - O gênio do Cristianismo ou Beleza da
Chateaubriand religião Cristã -1768-1848
- Johann Sebastian - Apologética como demonstração científica
Von Drey da divindade do Cristianismo -1777-1853
- Thomas Chalmers - Milagre e prova intrínseca da revelação cristã -1780-1847
- Abbé Felicite de - Ensaio sobre a indiferença em matéria
Lamennais de religião -1782-1860
- Simon Greenleaf - O testemunho dos evangelistas -1783-1853
- Richard Whaterly - Lições introdutórias à evidência cristã -1787-1863
- Giovanni Perroni S.J. - Preleção de teologia dogmática -1794-1876
- Carl Ullmann - A inocência de Jesus -1796-1865
- Abbé Louis-Eugène Bautain - Filosofia do Cristianismo -1796-1867
- Charles Hodge - O que é Darwinismo e Teologia Sistemática? -1797-1878
- August Tholuck - A credibilidade da história Evangélica -1799-1877
- John Henry Newman - Ensaios sobre milagres -1801-1890
- C. F. Keil - Comentário do Antigo Testamento -1807-1888
- Jaime Balmes - O critério e cartas a um cético -1810-1848
- Soren Kierkegaard - Fragmentos filosóficos -1813-1855
- August Ebrard - Apologética ou a defesa científica -1818-1888
do cristianismo
- Alexander B. Bruce - Apologética e a defesa comprovada do
Cristianismo -1831-1899
-Paul de Broglie - Positivismo e experiência científica -1834-1895
- Fulcran Vigouroux - A Bíblia e as modernas descobertas no
Egito e na Assíria -1837-1915
- Abraham Kuyper - Princípios da Teologia Sagrada -1837-1920
- James Orr - A Bíblia em julgamento -1844-1913
- Herman Schell - Apologia Cristã -1850-1906
- B.B. Warfield - Apologética -1851-1921
- Robert Dick Wilson - É a maior crítica erudita? -1856-1921
- Ambroise Gardeil - Credibilidade e apologética -1959-1931
- Maurice Blondel - Carta sobre os requisitos de pensamento
contemporâneo -1861-1949
- Leonce de Grandmaison - Jesus Cristo, Sua pessoa, Sua mensagem.
suas credenciais -1868-1927
- G.K. Chesterton - Ortodoxia -1874-1936
- Karl Heim - A fé Evangélica e o pensamento do presente -1874-1958
- Karl Adam - O espírito do catolicismo -1876-1966
- Pierre Rousselot -O intelectualismo de São Tomás
- O problema do amor na Idade Média -1878-1915
- Charles H. Dodd - Conforme as Escrituras e a autoridade da Bíblia -1884-1973
- Peter Stoner - A ciência fala -1888-1980
- Reinhold Niebuhr - A natureza e o destino do homem -1892-1971
- Herman Dooyeweerd - Filosofia da Lei-ideia -1894-1977
- J. Oliver Buswell - Teologia sistemática da religião Cristã -1895-1977
- Cornelius Van Til - Apologética cristã -1895-1987
- C. S. Lewis - Cristianismo puro e simples -1898-1963
- Jean Guitton - O problema de Jesus -1901-1999
- Alan Richardson - Apologética cristã -1905-1975
- Gordon Clark - Uma visão cristã de homens e coisas -1902-1985
- F. F. Bruce - Merece confiança o Novo Testamento? -1910-1990
- Francis Schaefffer - O Deus que está lá -1912-1984
- Carl F. H. Henry - Deus, revelação e autoridade -1913-2003
- Bernard Ramm - Variedades da apologética cristã -1916-1992
- Edward Carnell - Uma introdução à apologética cristã -1919-1967
- Wolfhart Pannenberg - Jesus - Deus e homem - 1928-
- Walter Martin - O império das seitas - 1928-1989
- John Warwick Montgomery - A fé baseada em fatos - 1931-
- Norman Geisler - A Enciclopédia Baker de Apologética Cristã - 1932-
- Alvin Platinga - Deus, liberdade e o mal - 1932-
- Kenneth A. Kitchen - A confiabilidade do Antigo Testamento - 1932-
- Richard Swinburne - A existência de Deus - 1934-
- Peter Kreeft - Manual de apologética cristã - 1937-
- R. C. Sproul - Apologética clássica - 1939-
- John Frame - Apologética para a glória de Deus - 1939-
- Josh McDowell - Evidências que exigem um veredicto Mais
evidências que exigem um veredicto - 1939-
- Phillip Johnson - A razão da balança - 1940-
- Hugh Ross - O Criador e o Cosmos - 1945-
- Ravi Zacharias - Jesus entre outros deuses - 1946-
- Greg Bahnsen - Apologética de Van Til - 1948-1995
- J. P. Moreland - Escalando a cidade secular - 1948-
- William Lane Craig - Argumento teológico Kalam - 1949-
- C. Stephen Evans - O Cristo histórico e o Cristo da fé - 1949-
- Gary Habermas - O Jesus histórico - 1950-
- Michael Behe - Caixa preta de Darwin - 1952-
- Craig Blomberg - Confiabilidade histórica dos Evangelhos - 1955-
- William Dembski - Design inteligente - 1960-
Bibliografia: Avery Dulles, A History of Christian Apologetics,
(Corpus Instrumentorum, 1971; São Francisco: Ignatius Press, 2005).
Kenneth D. Boa e Robert M. Bowman, JR., Faith Has Its Reasons,
(Colorado Springs: Navpress, 2001).
Por Nelsomar Correa, em 01 de maio de 2016.
Os apóstolos de Cristo foram seus principais apologistas, tendo estes recebido a promessa do derramamento do Espírito Santo, que ocorreu em na festa de Pentecostes.
O Apóstolo Paulo, apesar de não ter andado com Jesus, mas tendo a impressionante experiência de vê-lo glorificado a caminho de Damasco, quando ainda se chamava Saulo e era um fariseu ferrenho perseguidor de cristãos, tornou-se um dos mais brilhantes e ardorosos defensores da fé cristã, no primeiro século depois do surgimento do messias.
No século seguinte, com a propagação do Evangelho, novos apologistas surgiam ao redor da Galileia, conforme informado na Bíblia "Defesa da fé Cristã", tais como:
Igreja Primitiva - Era dos patriarcas da Igreja - 54 DC a 500 DC
Autor Obra Ano - DC- Apóstolo Paulo - Sermão no Areópago - 54
- Apóstolo Lucas - Atos dos Apóstolos - 60-65
- Justino, o mártir - 1ª e 2ª Apologia - 110-165
- Irineu - Contra as heresias - 120-202
- Aristides - Apologia - 125
- Quadratus - Apologia de Hadrian - 125
- Tertuliano - Apologia - 145-220
- Clemente de Alexandria - Protrepticus - 153-217
- Atenágoras - Súplica para os cristãos - 177
- Orígenes - Contra Celsum - 184-254
- Cipriano - Testemunhos - 200-258
- Minucio Felix - Otávio - 210
- Lactâncio - Instituições divinas - 260-330
- Euzébio de Cesareia - As provas do Evangelho - 263-339
- Atanásio de Alexandria - Encarnação do Verbo de Deus - 295-373
- João Crisóstomo - Escritos, sermões e cartas - 347-407
- Agostinho - Cidade de Deus - 354-430
- Teodoreto de Ciro - A verdade do Evangelho e a filosofia grega -384-457
- Boécio - Interpretação e tradução de Platão e
Aristóteles - 480-525
Idade Média - 500 a 1500
- João de Damasceno - A fonte do conhecimento - 674-750
- Theodore Abu Qurrah - Deus e a veracidade da religião - 740-820
- 'Abd Al-Masih Al-Kindi - Apologia - 900
- Anselmo - Monologium, Prosologium e Porque Deus
fez o homem? - 1033-1109
-Pedro Abelardo - Diálogo entre a filosofia, os judeus e o cristianismo - 1079-1142
- Pedro, o Venerável - De miraculus libri duo O livro das maravilhas
- Lettre au reclus
- Adversus judaeorum inveteratam duritiem - 1094-1156
- Contra Petrobrusianos hereticos
- Liber contra sectam sive haeresim Sarracenorum
- Summa totius haeresis Saracenorum
- Rithmus in laude salvatoris
- Boaventura - Opera Omnia - 1221-1274
- Tomás de Aquino - Contra os gentios, Suma Teológica - 1225-1274
- John Duns Scotus - Opus Oxioniense e Quaestiones de Metaphysica - 1266-1308
- Nicholas of Cusa - Investigações sobre o Alcorão - 1401-1464
- Dionísio de Cartusiano - Contra os enganos de Muhammad - 1402-1471
- Marsilio Ficino - Sobre ma religião cristã - 1433-1499
- Raimundo de Sabunde - Livro das Criaturas (Teologia Natural) - 1436
Reforma - Renascimento - Iluminismo - 1500 a 1750
- Martinho Lutero - As 95 teses -1483-1546
- Os judeus e suas mentiras
- Calvino - Institutas da Religião Cristã -1509-1564
- Philippe de Mornay - Sobre a verdade da Religião Cristã -1549-1623
- Hugo Grotius - A verdade da Religião Cristã -1583-1645
- René Descartes - Meditações -1596-1650
- Blaise Pascal - Pensamentos -1623-1662
- Robert Boyle - O Cristão Virtuoso -1627-1691
- John Ray - A Sabedoria de Deus na Criação -1627-1705
- John Locke - O caráter razoável da Cristandade conforme
as Escrituras -1632-1704
- Samuel Clarke - As obrigações inalteráveis da religião e a
verdade e certeza da Revelação Cristã -1675-1729
- Bispo George Berkeley - O filósofo minucioso -1685-1753
- Claude François Alexandre
Houtteville - A religião Cristã provada por fatos -1696-1742
- Joseph Butler - A analogia da religião natural e revelada, e
a constituição e curso da natureza -1692-1752
- Thomas Reid - Inquérito da mente humana -1710-1796
- Nicolas Sylvestre Berger - A certeza das provas do Cristianismo -1718-1790
- William Paley - Teologia natural e as evidências do Cristanismo -1743-1805
Humanismo, Darwinismo, progressos científicos e o desenvolvimento da arqueologia e métodos históricos - 1750 a 1850
-Joseph de Maistre - Diálogos de São Petersburgo -1753-1821
- Bruno Lieberman - Instituições teológicas -1759-1844
- François René de - O gênio do Cristianismo ou Beleza da
Chateaubriand religião Cristã -1768-1848
- Johann Sebastian - Apologética como demonstração científica
Von Drey da divindade do Cristianismo -1777-1853
- Thomas Chalmers - Milagre e prova intrínseca da revelação cristã -1780-1847
- Abbé Felicite de - Ensaio sobre a indiferença em matéria
Lamennais de religião -1782-1860
- Simon Greenleaf - O testemunho dos evangelistas -1783-1853
- Richard Whaterly - Lições introdutórias à evidência cristã -1787-1863
- Giovanni Perroni S.J. - Preleção de teologia dogmática -1794-1876
- Carl Ullmann - A inocência de Jesus -1796-1865
- Abbé Louis-Eugène Bautain - Filosofia do Cristianismo -1796-1867
- Charles Hodge - O que é Darwinismo e Teologia Sistemática? -1797-1878
- August Tholuck - A credibilidade da história Evangélica -1799-1877
- John Henry Newman - Ensaios sobre milagres -1801-1890
- C. F. Keil - Comentário do Antigo Testamento -1807-1888
- Jaime Balmes - O critério e cartas a um cético -1810-1848
- Soren Kierkegaard - Fragmentos filosóficos -1813-1855
- August Ebrard - Apologética ou a defesa científica -1818-1888
do cristianismo
- Alexander B. Bruce - Apologética e a defesa comprovada do
Cristianismo -1831-1899
-Paul de Broglie - Positivismo e experiência científica -1834-1895
- Fulcran Vigouroux - A Bíblia e as modernas descobertas no
Egito e na Assíria -1837-1915
- Abraham Kuyper - Princípios da Teologia Sagrada -1837-1920
- James Orr - A Bíblia em julgamento -1844-1913
Humanismo, progressos científicos, liberalismo, secularismo - de 1850 à era atual
- Herman Schell - Apologia Cristã -1850-1906
- B.B. Warfield - Apologética -1851-1921
- Robert Dick Wilson - É a maior crítica erudita? -1856-1921
- Ambroise Gardeil - Credibilidade e apologética -1959-1931
- Maurice Blondel - Carta sobre os requisitos de pensamento
contemporâneo -1861-1949
- Leonce de Grandmaison - Jesus Cristo, Sua pessoa, Sua mensagem.
suas credenciais -1868-1927
- G.K. Chesterton - Ortodoxia -1874-1936
- Karl Heim - A fé Evangélica e o pensamento do presente -1874-1958
- Karl Adam - O espírito do catolicismo -1876-1966
- Pierre Rousselot -O intelectualismo de São Tomás
- O problema do amor na Idade Média -1878-1915
- Charles H. Dodd - Conforme as Escrituras e a autoridade da Bíblia -1884-1973
- Peter Stoner - A ciência fala -1888-1980
- Reinhold Niebuhr - A natureza e o destino do homem -1892-1971
- Herman Dooyeweerd - Filosofia da Lei-ideia -1894-1977
- J. Oliver Buswell - Teologia sistemática da religião Cristã -1895-1977
- Cornelius Van Til - Apologética cristã -1895-1987
- C. S. Lewis - Cristianismo puro e simples -1898-1963
- Jean Guitton - O problema de Jesus -1901-1999
- Alan Richardson - Apologética cristã -1905-1975
- Gordon Clark - Uma visão cristã de homens e coisas -1902-1985
- F. F. Bruce - Merece confiança o Novo Testamento? -1910-1990
- Francis Schaefffer - O Deus que está lá -1912-1984
- Carl F. H. Henry - Deus, revelação e autoridade -1913-2003
- Bernard Ramm - Variedades da apologética cristã -1916-1992
- Edward Carnell - Uma introdução à apologética cristã -1919-1967
- Wolfhart Pannenberg - Jesus - Deus e homem - 1928-
- Walter Martin - O império das seitas - 1928-1989
- John Warwick Montgomery - A fé baseada em fatos - 1931-
- Norman Geisler - A Enciclopédia Baker de Apologética Cristã - 1932-
- Alvin Platinga - Deus, liberdade e o mal - 1932-
- Kenneth A. Kitchen - A confiabilidade do Antigo Testamento - 1932-
- Richard Swinburne - A existência de Deus - 1934-
- Peter Kreeft - Manual de apologética cristã - 1937-
- R. C. Sproul - Apologética clássica - 1939-
- John Frame - Apologética para a glória de Deus - 1939-
- Josh McDowell - Evidências que exigem um veredicto Mais
evidências que exigem um veredicto - 1939-
- Phillip Johnson - A razão da balança - 1940-
- Hugh Ross - O Criador e o Cosmos - 1945-
- Ravi Zacharias - Jesus entre outros deuses - 1946-
- Greg Bahnsen - Apologética de Van Til - 1948-1995
- J. P. Moreland - Escalando a cidade secular - 1948-
- William Lane Craig - Argumento teológico Kalam - 1949-
- C. Stephen Evans - O Cristo histórico e o Cristo da fé - 1949-
- Gary Habermas - O Jesus histórico - 1950-
- Michael Behe - Caixa preta de Darwin - 1952-
- Craig Blomberg - Confiabilidade histórica dos Evangelhos - 1955-
- William Dembski - Design inteligente - 1960-
Bibliografia: Avery Dulles, A History of Christian Apologetics,
(Corpus Instrumentorum, 1971; São Francisco: Ignatius Press, 2005).
Kenneth D. Boa e Robert M. Bowman, JR., Faith Has Its Reasons,
(Colorado Springs: Navpress, 2001).
Por Nelsomar Correa, em 01 de maio de 2016.
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